logoarquiforma.jpg
Arquiforma: Homem menor...




O espaço é o vazio, e a arquitectura é o eco do espaço visível na forma e dimensão. A arquitectura é a premissa da pureza restritiva do nada numa realidade criativa dos sonhos.


Homem menor...

Sempre fui um grande ignorante. Pela complexidade dos factos, sempre quis aprender a conhecer mais e melhor o mundo, observando e escutando atentamente. Sempre fui muito estúpido em acreditar que no mundo só havia homens bons. Travei conhecimentos com muitos... homens importantes. Altos magistrados de toga envergada sem saberem julgar… sábios, escritores, profetas e poetas, homens de génio. Assim, como tantos outros aldrabões que sempre me fizeram acreditar que eram eles os donos da razão. Mas depois de atravessar por enviusadas situações a natureza humana, conheci-a melhor… Passei a ser menos ignorante. Fui conhecendo melhor a fome e as crianças que morrem no mundo por falta de abrigo e alimento, deixei de ser estúpido, passei a estúpido erudito. Absorvendo toda a gripe humana, transformei-me no seu antídoto, cujo efeito na mente me anestesiou o corpo e a visão.

Tornei-me mais falador mostrando as habilidades da minha voz, pois comecei a gostar de me ouvir, mesmo sem saber cantar… apregoava em alta voz: liberdade e igualdade. E tornei-me num estúpido trapaceiro. Num inteligente ignorante, julgando-se dono da razão. Tudo o que via, obrigou-me a reflectir. Observava atentamente as brincadeiras das crianças e pactuava nas suas inocências.

E observava a complacência da mulher e tornei-me cúmplice das suas derrotas com a mesma resignação. E aprendi a sua capacidade de resistir. Aprendi a amar os filhos da mãe... Por tal motivo, não me pronuncio sobre os defeitos ou virtudes da mulher, porque sou um incorrigível romântico e blasfemo apaixonado, e sobretudo, por não querer ofender a minha mãe... Senão ela batia-me por ter um filho tão aldrabão. Pois não sou assim tão estúpido. Porém, continuo na mesma o grande ignorante.

ءزسعقمً٣٠ٯڀسڢء in Reflexões congénitos d’Alma



Powered by Blogger & António Moreira

Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-SemDerivados-NãoComercial 1.0 Genérica.